,.

..

terça-feira, 12 de junho de 2012

Apesar de todo o descaso e despreso, do prefeito FRANCISCO NÉRI com a educação, ainda produzimos herois como estes..! Agora imaginem se o prefeito municipal, ajudasse os nossos estudantes pós-encino médio, como faz os gestóres vizinhos???.

Jovens estudantes de Doutor Severiano irão participar da FEMACT Rio +20

   A criação de um aquecedor solar que auxilia na redução do consumo de gás de cozinha garantiu o passaporte de um grupo de estudantes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte para participar da Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACT Rio+20), que acontece entre os dias 13 e 15 de junho.

Sara Nogueira (16), Edilton Oliveira (17) e Josemar Gomes (16), são alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, do município de Doutor Severiano, que fica a 426 km de Natal. Eles embarcaram para o Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (11).

Utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, forros de latas e canos de PVC, os estudantes desenvolveram um equipamento que funciona à base de energia solar e serve para aquecer a água utilizada no cozimento de alimentos, reduzindo o tempo de preparação da merenda no fogão da escola e, consequentemente, o consumo de gás.

O projeto "Energia Solar: uma alternativa sustentável para promover economia" foi selecionado pela Unesco para participar da Rio + 20, durante a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que ocorreu em março de 2012, na USP. No mesmo evento, um grupo de estudantes do município de Umarizal, a 334 km de Natal, há havia sido selecionado para participar de uma feira internacional. No Equador, esse grupo conquistou o primeiro lugar geral com o projeto “Energia Eólica: Energia do Futuro”.

43 comentários:

  1. Parabéns pelos alunos e pela E.E. Cristovao Colombo pelo projeto. É evidente que a comissão organizadora pró Selo unicef vai arranjar um jeitinho de mensionar o projeto Energia Solar no Fórum da próxima sexta-feira(22), já que será um momento crucialpara essa conquista. Pena que esses alunos e professores não usem tamanha inteligência para mostrar, em forma de faixas e cartazes o que oa atual administração tem feito com eles. Inúmeros dias parados por causa do transporte escolar.
    Vocês passem nos arredores do evento e vjam se não teremos lá uma cidade passada como maravilhosa e "preocupada com os menos favorecidos" Quem estará lá representando a educação da zona rural? Vão apresentar um serviço de saúde espetacular. Quem estará lá pra dizer que todo final de anos temos os serviços paralizados nesse setor e ficamos a mercê das constantes recusas de Encanto-RN, Pereiro-CE em nos atender? Quem estará lá pra dizer que o funcionalismo público teve que engolir uma previdência privada absurdamente exploradoraá de suspeita???
    Pessoal, vocês verão tudo bonitinho: inúmerosprojetos apresentados de todas as escolas, inclusive de escolas rurais que., aliás, não levarão seus alunos porque a EQUIPE não pode saber das condições precárias dos paus-de-arara escolares que conduziriam os alunos até lá(exceto o Merejo)...
    Acordem, professores!!!!Vocês não sabem, mas lá vão apresentar suas escolas como se não tivesse problemas. Vão dizer que lhes assistem com um salário justo, com auxiliares na educação infantil, com psicopedagoga(nesses casos, a equipe não solicita a apresentação de doutorado em clínicas); A MAQUIAGEM SERTÁ DIGNA DE GRANDES E BOAS RISADAS!!!
    Afinal, quem estará lá pra dizer que merenda escolar é, muitas vezes, bolacha comum com suco? Para dizer que a zona rural está mais abandonada do que nunca?
    Veremos!!!!!Esse blog pode não ser a melhor fonte de informações da cidade, mas certamente é o único que TEM CORAGEM O SUFICIENTE para tentar fazê-los enxergar o ÓBVIO!Pena que muitos prefiram agir como cegos e surdos em um fórum sério como esse!!!!

    ResponderExcluir
  2. PELO VISTO O BLOG ABRIU AS PORTAS DA MENTIRA FOI CEDO, POIS ESSE ANO, ALUNOS NENHUM DEIXARAM DE ESTUDAR POR CAUSA DE TRANSPORTE. MENTIROSO

    ResponderExcluir
  3. Para sua informação, O SELO UNICEF 2012 que a prefeitura pretende conquistar leva em conta os anos de 2009 a 2012. Aprenda mais essa, alienado!!!!!

    ResponderExcluir
  4. sr o carro da câmara municipal de Dr severiano-RN so serve para o filho da presidenta o ( NETO )ir para a serra e pau dos ferros quem achar que é mentira é ir nos finas de semana para a serra da familha dele qie la vão ver.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ver todos os alunos de Doutor Severiano e da Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz se sobressaindo bem em outros eventos como Enem e Vestibulares.
    Lógico que não pretendo tirar o mérito do professor, dos alunos e da Escola que, por sinal, ainda dispõe de um grupo de professores que tem cara de educação, entretanto é bom que se diga: há disciplinas na escola que estão muito sacrificadas, principalmente pela má vontade e pelo descompromisso de alguns professores. Física é uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!! E ainda acrescento outra disciplina:Matemática. Basta ver quem passa,das escolas do município, pelo menos na 2ª fase, da OBMEP. Com tantos projetos, professor não faz milagres!!!

      Excluir
  6. SELO UNICEF que os professores levam nas costas, acho que o alienado é esse(a) babão que defende com unhas e dentes o patrão, que deve ser mais um que mamam nas tetas da prefeitura sem fazer nada.Vejam os projetos desenvolvidos pelos professores que nem no dia da cuminância tem um dia de folga, besta é quem faz pra crescer o prefeitinho bobinhoooooooooooo...

    ResponderExcluir
  7. espere para ver acontecer uma bomba contra eles,o prefeito penssa que carlos e canditato unico eles vão cair quando tudo se confirma,a batata esta esquentando,aquardequem pessa que não tem,vai cair do cavalo,vamos ver quem leva essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e so tem uma pessoa que e bem vista,em todo municipio e falado pelo povo,como favorito mais eles não quer é deca de seu gentil como vice de carlos.

      Excluir
    2. meu caro blogueiro na política tudo pode acontecer que venha o candidato é bom mesmo que tenha so assim o povo vão escolher obg.

      Excluir
    3. seria melhor a população escolher Deca pode não ser a pessoa certa so um comentário seria menhor um representante do sítio na minha opinião;

      Excluir
    4. estou vendo que estaõ qurendo emvolver seu deca ele um homem serio por favor deixe seu nome em paz,ele e um homem simplis e educado.

      Excluir
    5. eita que a politica comesou e bom assim deca e carta fora do baralho,para eles,e bom que o povo fale.

      Excluir
  8. Como mãe de aluno não vejo com bons olhos a forma como se desenvolvem os projetos nas escolas severianenses.
    É uma ignorância condenar a execução de projetos nas escolas. São atividades interessantes, desde que em nome delas não seja prejudicado o resto.
    Pelo que ouvi falar do projeto, é interessantíssimo, mas que envolveu 1% dos alunos. 1% de privilegiados, 1% de festejados e, para os 99% restantes? Está ficando o prejuízo de inúmeras aulas de Física não ministradas pelo idealizador do projeto.
    Como consequência, nos vestibulares e Enem, Física mais parece chinês para os alunos da Cristóvão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é todos tem um espelho a sequir,seu pai foi um homen nota 1.000000000000000000 seu gentil.deca voce e o cara,meu pai viu os comentaroi e disse se povo quer so jessu pra disser não.

      Excluir
  9. é quem planta semennte boa colhe frutos boes,sou da serra,meu voto e seu deca.

    ResponderExcluir
  10. sou da lagoa de dendro,estou com deca,o povo e quem manda.

    ResponderExcluir
  11. A voz do povo e a voz de Deus....Deca pra você e a única esperança....

    ResponderExcluir
  12. o povo quer mente inteligente,deca é sim, sou amigo dele e vejo,o municipio só tem a ganhar,neri voce não e bobó,seu deca e a pessoa,o povo e quem quer,sou do jardim.

    ResponderExcluir
  13. O Executivo severianense deve ser exercido por Jandui e Deca de Gentil .. O povo só espera coisas boas desses dois homens honesto e de bom senso. Dr Néri é carta fora do baralho, e nunca mais vai ser PREFEITO em Dr Sevriano ..

    ResponderExcluir
  14. deca esta fora segundo gente de dentro deles,alex essa e sua e de chico de ceusu.

    ResponderExcluir
  15. o povo quer,deca,deca,decaaaaaaaaaa,tou com voce.

    ResponderExcluir
  16. Quem diabos quer Deca? Um Jácome já é suficiente para que a arrogância, tão característica dos administradores de doutor Severiano, mantenha-se.
    Neri vá na onda de escolher qualquer um pra ser candidato, só por que é da família ou porque é muito ligado a ele! Basta relembrar o que ocorreu na eleição passada com um certo candidato da vizinha cidade de encanto.

    ResponderExcluir
  17. Segundo fontes Deca de Gentil não será vice pois A família de dois de ouro não quer....E isso mesmo?

    ResponderExcluir
  18. o prefeito sabe quem é capaz, sr prefeito nery coloque um vice que fale com o povo ja que o sr carlos não fala com o povo e nem abaixa o vidro do carro se o hugo for faz a mesma coisa vamos nessa que é nossa.

    ResponderExcluir
  19. É ACHO QUER O POVO DE DOUTOR ESTA VENDO DECA DE GENTIL UM NOME FORTE,E É MESMO,PARABENS DOUTOR SEVERIANO,FOI AMIGO DO SEU PAI,E SEI E UM BOM HOMEN.DECA TOU COM VOCE,E COM O POVO.

    ResponderExcluir
  20. segundo comentarios,a famlia de deca esta calada esperando, uma atitude de neri,mais estão feliz,por que e o povo que quer,deca sinal que e boa pessoa.

    ResponderExcluir
  21. pregunta quer não quer calar,a familia de DECA,levantou a bandeira para NERI,sera que a de NERI,levanta para a de DECA,o povo esta de olho aberto,para o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  22. engraçado Deca é tão bomzinho, pois ele se candidate a verreador air sabemos quem tem voto quem é bom, tamos querendo um vice que tenha voto, e não de erança.

    ResponderExcluir
  23. Ei galera houvie falar que o Dr.Neri, parece que estar muito doente, não tenho serteza, mais se for verdade, talvez ele agora comece a pagar, pelas inúmeras pessoas que lhe procuraram atrás de remédio e exame e ele negou, alegando não ter recurssos...E Dr.o senhor se escapole da jústiça dos homems, agora a de deus e reta amigo...Ei anailtton não vai postar mais nada não? morreu.?

    ResponderExcluir
  24. amigos,respeite a memoria daqueles que foram,e digo feliz do homem que tem como herança o carater e o respeito,de um pai,conversei com ao guas pessos e mim diseram deca pode não ser mais tem valor,sou politico,de uma cidade vizinha,conheço deca ele não pessa em nada disso,ele e sim um homem respeitado,vou falar com ele e disser,amigo voce e nota 10.obg,inteligente,não presisamos ser palhaço e sim tter carater.

    ResponderExcluir
  25. A FAMILIA DE CARLOS,JA SE SENTEM DONOS,DA PREFEITURA,NEM VOTO CARLOS TEM,E REJEITADO ATE PELOS VERIDORES,E SIM.

    ResponderExcluir
  26. eu tou avisando jácome não presta pra nada os senhores olhem a arrogancia daquele que pensa que é pensa que tem e pensa pode, então. ele nem tem nem pode nem sabe. plivasi vc é muito arrogante baixe a bola, seu funcionários são gentes.

    ResponderExcluir
  27. olivasi vc pensa que é importante com essa arrogancia toda ainda bem que vc so pensa, pensa que é importante, pensa que é tem poder, pensa que pode tudo air nem pode, nem tem nem é, carlos o sr vai ter dor de cabeça com povo sua familia todos querendo cargos e statos, isso se o sr ganhar porque é um jogo.

    ResponderExcluir
  28. daca e um homen bom criem vergonha e vao trabalha!!!!

    ResponderExcluir
  29. MEUS CAROS LEITORE O QUE A GENTE TEM DE PEDIR A QUEM FOR ELEITO EQUE , PESSOAS COMO OLIVACI,CEMARIO,DASDORES E ALVANEIDE. SAIM DE PERTO DO ADMINISTRADOR POIS SO GERAM GASTOS COM OS ALTOS SALARIOS QUE GANHAM, SEM FASER NADA, VEJA O CASO DE CEMARIO E OLIVACI E ME RESPOSTE O QUE ELES FASEM A NÃO SER FICAR DENTRO DO GABINETE NO ÁR, SENTADOS E VENDO COISAS NA NET,SE QUE SERVEM PARA VER O MATO NA CIDADE ORAS VEJAM QUE OS MASTROS USADOS PARA SEGURAR ALGUMA COISA NA PRACA ADELAIDE ABRANTES SO FOI RETIRADO QUANDO O SENHOR PREFEITO VIU ELES SE QUER, OLHAM AS RUAS.
    POIS E FAER O QUE OLIVACI,IRMÃO DO PRE CANDIDATO E CEMARIO FILHINHO ABRE ASPAS, MEU DEUS VAO TRABALHAR VILCEMARIO VA ESTUDAR NERY NÃO VIVERAR PARA SEMPRE NÃO E COMO E CHAMADA DUDU VCS JA SABEM COMO LUTA COM O POVO ISSO E SO UM AVISSO, ABRAM OS OSLHOS.

    ResponderExcluir
  30. parabens pelo o comentário, so retificando que Cemário pelo menos ainda serve para alguns recados, e o tal do Olivaci que não servi para nada a não ser passear en uma moto pra cima e pra baixo se achando e dando prejuizo ao município com combustivel.Neri mande fiscalizar esses fantasmas.o sr é um homem sério trabalhamos aqui com o sr e os conhecemos bem.

    ResponderExcluir
  31. Alvaneide vc se vendeu, agora ta querendo voltar aqui no alto não tem mais vaga pra vc não,tem pra nem nem leite, fica a onde vc está levando e trazendo os infermos.

    ResponderExcluir
  32. Olivaci se toca o povo tem nojo de vc com suas arrogancias.quer mandar mais do que o prefeito?

    ResponderExcluir
  33. A VEREADORA ALVANEIDE AGORA QUE SUBIR NA SERRA PARA PEDIR VOTOS, NÃO BASTA QUANDO ELA LEVA OS PACIENTES PARA SE CONSULTAR, E PEDIR O DINHEIRO PARA PAGAR A CONSULTA, UMA VEZ QUE ELA VAI NO CARRO DA PREFEITURA COM DIÁRIA E AINDA PEDE O PACIENTE PARA PAGAR O ALMOÇO, ISSO TEM QUE ACABAR ESPERO QUEM FOR O PRÓXIMO PREFEITO QUE REVEJA ESSA SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  34. não denuci ao MInistério publico isso é o fim sr ministerio publico investigue esse caso.

    ResponderExcluir
  35. olivaci procure o que faser seja um profissional pare com essa arrogancia com os trabalhadores, vc não é nada.

    ResponderExcluir
  36. é verdade dona veredora essa imformação? quando carlos entrar vai ser mudadfo essa panela de puxa sacos vai acabar eu conhelo carlos ele é sério e não gosta de babão.

    ResponderExcluir