,.

..

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Uma das cidades com maior nivél de desenvolvimento humano do alto oeste, feliz como nunca! em 2013 ocorrerá uma mega festa em comemoração aos 50 ANOS de emancipação.OBS. não e ano politico!

Hoje 19/12 Coronel João Pessoa faz 48 anos de Emancipação Política


Na metade do século XVIII, numa área localizada entre as serras e a margem do rio São Gonçalo, chagavam posseiros do vizinho Estado do Ceará, através da Chapada do Apodi, dando início a formação do pequeno povoamento do Baixio Nazaré, no município de São Miguel, mais precisamente na Tromba do Elefante.

Baixio é o nome dado a vazante natural que fica entre os chamados aclives serranos, tem articulação climática que favorece boas plantações, apresenta terra rica em umidade devido as infiltrações das águas decorrentes do inverno, que ficam retidas pela estratégica posição da localidade. Talvez por causa destes fatores tenha surgido a vocação no Baixio de Nazaré para a produção agrícola e o interesse dos posseiros pela exploração da região.

O grande animador da região o Sr. João Pessoa de Albuquerque, natural de São Miguel, tornou-se líder do povoado. Destacou-se como agricultor e negociante, fez carreira na vida pública onde alcançou ampla popularidade. O título de Coronel da Guarda Municipal foi conferido como cortesia pelo seu destaque no povoado. De 1911 a 1913 João Pessoa foi Presidente da Intendência, deputado nas Constituintes de 1915 a 1926 e coordenou a defesa local contra a invasão da coluna revolucionária em 1926.

Através da Lei nº 3.005, de 19 de dezembro de 1963, Baixio de Nazaré desmembrou-se de São Miguel por força política do Dr. Nivaldo Moreno Pinheiro que posteriormente tornou-se o primeiro prefeito eleito dessa cidade e a tornou na categoria de município com o nome de Coronel João Pessoa.por blog de coronel joão pessoa .Anailton fernandes e alex da Emeter.

6 comentários:

  1. Meu povo severianense, acho que perceberam que o portal da liberdade ficou alguns dias desatualizado, foi em virtude de provas que eu estava fasendo é de uma viagem ao interior. ele agora continuara com força maxíma.Anailton fernandes.

    ResponderExcluir
  2. ... em compensação o ditador NERO quer contar a história de Dr. Severiano a partir da sua gestão (mão de ferro), pois tudo que tínhamos dos prefeitos anteriores ele fez questão de derrubar: o mercado público, a prefeitura, a praça Pe. Ismar que joca fez, e agora vai derrubar a praça 10 de Maio feita pelo PEBA. Isso é para o povo naum lembrar das befeitorias dos seus antecessores pois se tivesse feito tudo isso em outros locais a cidade estava bem maior hoje.Sem contar tb com o FUNDEC que ele tomou de Valdir Pires e ainda vai derrubar muito maissssssss, aguardem!!!!!!!!!!!!! A propósito Quem foi o Educador JOSÉ NERI???????????????? pra se ter uma escola com seu nome deve ter sido no mínimo um professor aposentado ou será pq era pai do DITADORRRRRR?

    ResponderExcluir
  3. homem os outrs prefeitos so fiseram porcaria e a cidade era um lixo exeto o sr assis,que foi um administrador no 10 isso niguem poce tirá dele mas os outrs! meu deus era só desmantelo ou não seja realista.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKK ELE VAI DERUBAR TUDO DE VELHO E FAZER NOVO BESTA.

    ResponderExcluir
  5. parabéns esperamos que coloque pelo o menos as luzes que estão as escuras. a cidade está um brilho sem dúvidas mas só no centro, é ou não é verdade?não vamos ser hipócrita, vamos ser apenas realistas okei.

    ResponderExcluir
  6. A propósito, será que a "gratificação" para os professores vai contemplar AQUELA SEMPRE contratada do Merejo que a equipe da Secretaria não aguente mais vê-la de tão incompetente que ela é? Não esqueça, prefeito:mais respeito com o dinheiro dos verdadeiros professores da educação, que aliás, são muitos...

    ResponderExcluir