,.

..

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Planos da LIBERDADE. Agricultura de subsistencia. 1ª Parte.

         Dr. Severiano estar atrás de quase todos os municípios circo vizinhos em desenvolvimento HUMANO, porque  tudo quanto e feito no município, se concentra na parte fisíca da cidade."A já conhecidissima politica de aparência" batizada ou camuflada de PROGRESSO TODO DIA???.
         Bom municípios como Coronel João pessoa, Messias Targino, Itau,  Venha Ver, Pereiro-CE, os agricultores são $emcentivados$  a muito tempo, a desenvolverem plantios diferentes dos tradicionais FEIJÃO ARROZ, MILHO É FAVA, eles recebem além de cursos de qualificação, uma ajuda de custo por parte das suas respectivas secretárias de Agriculta, para dar inicio aos plantios.Os entes mais cultivados nestes municípios são cebola, coente, tomate.Cana de açúcarr(coronel João pessoa), para a produção da rapadura, alfenim e cachaça, (Venha Ver), plantio organizado é enrrigado de Açaí, produção de polpa, (Itaú) se destaca no plantio e colheita do caju e castanha, para a produção de polpa é doces, (Messias Targino-RN e Pereiro-CE), se destacam na agropecuaria é na plantação de hortaliças. Todos esses municípios tem em comum COOPERATIVAS, para o armazenamento dos produtos, que seram comercializados fora, em virtude do  município não suprir a própria demanda. As secretárias de ação social destes municípios detectaram nos  últimos anos  um desenvolvimento econômico consideravel entre os agricultores, e o melhor  uma auto-estima  e  suficiência, deficilmente procuram o gestor público, só em casos excepcionais, e aqueles da sua competência.
         Dr. Severiano tem um enorme potencial agrícula, por. exemplo o Sitio Merejo, rico em agua doce, relevo plano, propicio para o plantio em larga escala de hortaliças é frutas como o tomate, a Lagoa de Dentro, Jardim  é Cidade, poderiam produzir Caju e castanha em larga escala se houvesse imvestimento das autoridades municípais, em treinamento de pessoas, para um melhor manejo da terra e dos produtos, construção de cooperativas, para o armazenamento dos produtos, que em grandes quantidades pagariam o frete, facilitando a espotação . E os açudes destas duas comunidades que poderão ser aproveitados em quase toda a sua extensão para o criatório ordenado de peixes para o consumo e exportação. São coisas simples que se tivesse  interece por parte do executivo  é legislativo municipal, aumentaria a renda de muita gente, fazendo com que essas pessoas não mais imigrace para outros estados. Ao contrário, seus filhos sairiam de casa, más não  mais para trabalhar, más para estudar e tentar uma vida melhor...por Anailton Fernandes.                

Um comentário:

  1. ´ ...No entanto, as ações agrícolas severianenses se concentram nas tramois de LAÉRCIO(vereador) e "BIGODE". Que o digam as associações e seus vitalícios presedentes.

    ResponderExcluir